Sgarbe é jornalista e pesquisador.

Assinatura no noticiário

Vinícius Sgarbe é jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Analista transacional organizacional em certificação (União Nacional dos Analistas Transacionais, Unat). Pesquisador mestrando de filosofia na PUCPR, e de comunicação na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

As pesquisas que mantém são sobre "narcisismo das pequenas diferenças (conceito de Sigmund Freud) e democracia digital", e sobre ameaças de assassinato a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

É membro dos grupos de pesquisa Comunicação e Participação Política (Compa) e Comunicação Política e Democracia Digital (Compadd), ambos da UFPR.

Foi repórter multimídia da rádio CBN Curitiba e do portal G1 Paraná sob o cuidado da RPC. Correspondente no Brasil para o Irã, para o canal estatal persa Shabake Khabar. Também atuou como TV fixer dos serviços persa e árabe de BBC de Londres, durante a Copa do Mundo de 2014. E correspondente especial de política para o carioca O Globo.

É co-fundador da produtora Outras Terras Filmes.

Universidades e formação

Empresas de mídia

Clientes

Reconhecimentos

em ordem aleatória

Luca Rischbieter

Pedagogo e escritor

Logo que fiquei amigo do Vinícius percebi que apresentá-lo a outras pessoas como um grande profissional valia a pena. Sua inteligência e sua perspectiva sempre original e altamente pessoal sobre as coisas fazem dele um jornalista único, um produtor de conteúdos ágil e eficiente e farão dele um acadêmico relevante, que encharca suas reflexões no mundo concreto para daí tirar conclusões que surpreendem. Pessoas a quem apresentei o Vini profissionalmente se tornam amigas dele e, quando conversamos, me agradecem, e sempre acabamos elogiando "pelas costas" essa figura única.

Noticiário

Eduardo Militão

Jornalista, repórter do UOL

Vinícius Sgarbe é um profissional formado na inquietude e criatividade. Tive o privilégio de o conhecer em sua adolescência, quando ele mostrava todo seu talento artístico e matemático. Naquele momento, aventurava-se no jornalismo. Formado e pós-graduado, conhece bem o jornalismo, a comunicação, a pesquisa, a busca pela verdade e a filosofia que permeia as artes e os problemas reais das pessoas. Vinícius é um profissional sensível, mas não frágil. Arrojado, mas não grosseiro. Faz análises criativas e pertinentes para o momento em que vivemos.

Noticiário
Ver todos

Compliance

para assuntos de ética

Cassiana Pizaia
Sócia-fundadora Outras Terras Filmes
cpizaia@uol.com.br

Maku de Almeida, Unat
Supervisora de Análise Transacional
makulinha@gmail.com

Dr. Francisco Bocca, PUCPR
Orientador, Filosofia da psicanálise
francisco.bocca@pucpr.br

Dr. Rafael Sampaio, UFPR
Orientador, Comunicação política
rafael.sampaio@ufpr.br